Fim de ano, para muita gente, é sinônimo de férias. Tempo de sair da rotina, descansar e viver momentos de relaxamento e prazer. O perigo é tirar folga dos bons hábitos sob o risco de consequências indesejáveis, como ganhar vários quilinhos a mais.
O segredo para não perder o equilíbrio está em se planejar. “As pessoas acabam comendo mais alimentos processados, pois as férias normalmente incluem não cozinhar. Com algumas iniciativas simples, dá pra curtir o descanso sem prejuízos, nem balança nem na saúde”, ensina a nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo (SP). De acordo com a profissional, há pratos saudáveis, completos e fáceis de serem encontrados em restaurantes, como saladas e carnes grelhadas.
Mesmo assim, a disciplina nem sempre funciona na prevenção, e o jeito é tentar corrigir os erros. Nesse caso, a ajuda profissional faz toda a diferença.
“A readequação implica direcionar o consumo de cardápios mais apropriados para essa fase e incluir mais vegetais e menos alimentos ricos em sal, açucares e gorduras”, ensina Vanderli. A nutricionista completa: “Há plantas medicinais, como o hibisco, que podem ter um efeito complementar para eliminação do peso excedente. O acompanhamento individualizado pode ajudar a reequilibrar cada organismo”.
“É extremamente importante salientar que há contraindicações na fitoterapia e na suplementação, e que, só após uma avaliação nutricional ou médica, essas substâncias podem ser prescritas”, ressalta. O profissional especializado verifica a história clínica do paciente, dos exames, sinais e sintomas aparentes, para, então, propor uma prescrição adequada e individual, nas doses e forma mais adequados, além de acompanhar de perto este uso.
Fonte: revista anfarmag